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AQUECIMENTO VOCAL
1) Exercícios de vibração do "R"
linguodental
(ar vibrando a língua) em intervalos de terças, quartas e quintas justas;(5min)
2) Exercícios de vibração dos lábios
"BR"
(ar vibrando os lábios) em intervalos de terças, quartas e quintas
juntas,servindo já nesse momento para concentrar a pressão do ar do
diafragma;(5min)
OBS.: Os exercícios devem seguir um crescendo; primeiro
as escalas em terças, depois quartas e assim por diante para assim ir relaxando
todas as áreas de ressonância;
3) Exercícios de vibração dos lábios em
formato de "bocca chiusa" (em escalas de terças e quartas) para ir
concentrando o som nos lábios e ampliando as camadas de ressonância e vibração
da face (boca cheia de ar imaginando uma batata quente na boca);(5min)
4) Exercícios vocais (vocalizes) começando
com os fonemas (Ui...), (Uê...), (Ué...) em escalas de terças e quartas para ir
concentrando a voz nos lábios e palato;(10min)
5) Os Exercícios com as vogais "Ô"
e "A"
serão os últimos a serem executados na mesma posição de voz item (4), onde a
vogal "U" seguida de "i", "ê" e "é", já
prepararam o formato da boca para a colocação correta dos sons vocais "Ô,
Ó a Á" (mais guturais);(5min)
6) “Não falar mais após esse aquecimento”.
Irás notar que ao longo do tempo haverá um aumento
do rendimento e crescimento vocal da maioria dos cantores.
OBSERVAÇÔES IMPORTANTES:
Sopranos = podem aquecer a voz para adquirir agilidade com
exercícios em stacatto;
Contraltos, tenores e baixos = os exercícios devem ser realizados todos em
legatto;
Os exercícios do item (4) podem ser intercalados ao
longo do tempo com o uso dos "falsetes" para que assim o som vá
clareando mais e facilitando a emissão livre dos agudos em voz natural. Quando
o cantor já consegue misturar os sons de peito, cabeça e falsetes, sem
anasalar, aproximando-os da cor de voz
falada, o canto torna-se mais fácil e agradável.
Relaxamento = língua, músculos da face e do pescoço, abdômen e maxilar
Base = respiração diafragmática e costo-abdominal (Si – Fu - Xi)
Colocação = aproveitamento consciente de todas as áreas de ressonância (BOCEJO)
Som = gutural, peitoral, oral, claro, escuro, nasal, metálico e coberto(raccolto)
Cores = (a, é, ê, i, ó, ô, u)
Registros = de peito, médio e de cabeça
Dicas:
“Sempre exercite diariamente a sua voz !”
“Ao subir uma escala arredonde o som e ao descer clareie...”
“Uma boa impostação é aquela que faz a junção harmônica dos registros de peito, médio e de cabeça...”
“Cante o mais natural possível, aproximando a sua técnica à fala...
“Os lábios dão a cor e o foco à voz...
“O segredo é inspirar corretamente, sustentando a voz sob pressão de ar costo-abdominal...”
“A voz está por traz da ressonância...”
“Uma boa dicção poupa as pregas vocais...”
“Equalização da voz em toda a sua extensão com apoio diafragmático”
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