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sexta-feira, 24 de novembro de 2023

Ritual de Aquecimento Vocal

Eduardo Bighelini, tenor 
Contatos: +55 (51) 98183-9688 * ebighelini@gmail.com * @edubighelini.tenor 


AQUECIMENTO VOCAL

1) Exercícios de vibração do "R" linguodental (ar vibrando a língua) em intervalos de terças, quartas e quintas justas;(5min)

2) Exercícios de vibração dos lábios "BR" (ar vibrando os lábios) em intervalos de terças, quartas e quintas juntas,servindo já nesse momento para concentrar a pressão do ar do diafragma;(5min)

OBS.: Os exercícios devem seguir um crescendo; primeiro as escalas em terças, depois quartas e assim por diante para assim ir relaxando todas as áreas de ressonância;

3) Exercícios de vibração dos lábios em formato de "bocca chiusa" (em escalas de terças e quartas) para ir concentrando o som nos lábios e ampliando as camadas de ressonância e vibração da face (boca cheia de ar imaginando uma batata quente na boca);(5min)

4) Exercícios vocais (vocalizes) começando com os fonemas (Ui...), (Uê...), (Ué...) em escalas de terças e quartas para ir concentrando a voz nos lábios e palato;(10min)

5) Os Exercícios com as vogais "Ô" e "A" serão os últimos a serem executados na mesma posição de voz item (4), onde a vogal "U" seguida de "i", "ê" e "é", já prepararam o formato da boca para a colocação correta dos sons vocais "Ô, Ó a Á" (mais guturais);(5min)

6) “Não falar mais após esse aquecimento”.

Irás notar que ao longo do tempo haverá um aumento do rendimento e crescimento vocal da maioria dos cantores.

OBSERVAÇÔES IMPORTANTES:

Sopranos = podem aquecer a voz para adquirir agilidade com exercícios em stacatto;

Contraltos, tenores e baixos = os exercícios devem ser realizados todos em legatto;

Os exercícios do item (4) podem ser intercalados ao longo do tempo com o uso dos "falsetes" para que assim o som vá clareando mais e facilitando a emissão livre dos agudos em voz natural. Quando o cantor já consegue misturar os sons de peito, cabeça e falsetes, sem anasalar, aproximando-os da  cor de voz falada, o canto torna-se mais fácil e agradável.

 

Relaxamento = língua, músculos da face e do pescoço, abdômen e maxilar  
Base =
respiração diafragmática e costo-abdominal (Si – Fu - Xi)
Colocação =
aproveitamento consciente de todas as áreas de ressonância (BOCEJO)
Som = gutural, peitoral, oral, claro, escuro, nasal, metálico e coberto(raccolto)
Cores = (a, é, ê, i, ó, ô, u)

Registros = de peito, médio e de cabeça
     
Dicas:                    
“Sempre exercite diariamente a sua voz !”
“Ao subir uma escala arredonde o som e ao descer clareie...”
“Uma boa impostação é aquela que faz a junção harmônica dos registros de peito, médio e de cabeça...” 
Cante o mais natural possível, aproximando a sua técnica à fala...  
Os lábios dão a cor e o foco à voz...
“O segredo é inspirar corretamente, sustentando a voz sob pressão de ar costo-abdominal...”
“A voz está por traz da ressonância...”

Uma boa dicção poupa as pregas vocais...
“Equalização da voz em toda a sua extensão com apoio diafragmático”

 

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