Eduardo Bighelini, tenor * O seu evento merece esse show!
Contatos: +55 (51) 98183-9688 * ebighelini@gmail.com * @edubighelini.tenor
Técnica Vocal
Corresponde a um ato consciente da emissão da voz sob uma pressão diafragmática e domínio do fluxo de ar, onde o cantor ou orador utiliza de recursos fisiológicos que obedecem a um equilíbrio psíquico.
“A técnica usada na voz falada e na voz cantada é a mesma, a diferença está na quantidade de ar utilizada, principalmente no canto.”
Princípios Básicos
Bom ouvido musical, percepção rítmica e paciência;
Antes de tudo um cantor deve aprender a abrir a boca, sendo que esta abertura obedeça a uma medida, que cada vogal necessita para sua boa emissão;
A voz se divide em dois registros distintos : a voz de peito e a voz de cabeça ;
A voz feminina canta uma oitava acima da voz masculina;
Todos os membros do corpo devem estar relaxados sem nenhuma rigidez;
Postura do cantor;
Posição da cabeça e rigidez do pescoço;
Ataques de voz, condução da voz, vibratos e cuidados nos finais de frases;
Atenção com a dicção e clareza nos fraseados com vogais puras;
As 07 cores das vogais no canto: ( a, é, ê, i, ó, ô , u );
Muito apoio diafragmático com as vogais : A, Ê, U
A forma de cantar-se e colocar-se a Vogal “A” na impostação, deve ser como se estivessemos cantando a vogal “Ó” e a cor do som na emissão da mesma, deve ser igual ao timbre da vogal “É”;
Os lábios somente dão a cor do som vocal;
Não enrugar a testa ao cantar, pois tudo reflete-se dos músculos para a voz;
A língua nunca deve afastar-se dos dentes inferiores; nunca recuá-la, para se evitar a Voz Presa ou “Engolada”, pois ela não pode obstruir a passagem do ar;
Por “Máscara”, entende-se a região onde coloca-se a voz, sem a participação (interferência) da garganta;
Deve-se cantar tendo em mente o princípio do BOCEJO, pois desta forma, ocorre uma maior abertura do fundo da garganta (palato-mole);
Emitir uma voz escura é completamente diferente de uma emissão de voz arredondada. A Voz quando é arredondada, facilita a emissão simétrica dos vibratos em toda a sua extensão;
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário